INFORMAÇÕES SOBRE ALERGÊNICOS

Os produtos utilizados em manicure podem conter substâncias irritantes como ácidos, álcool isopropílico, formaldeído, metacrilato, acetona, além de diversas outras substâncias químicas. Estes produtos podem, independente da marca, provocar irritação, prurido (coceira) e ardência, mesmo em pessoas sem histórico de sensibilidade aos componentes da fórmula. A aplicação destes produtos deve ser feita por profissional qualificada, de modo preciso e cauteloso, limitando-os exclusivamente às unhas. A pele ao redor das unhas é fina e facilmente sujeita a ferimentos de origem mecânica ou química. Estes ferimentos, ainda que pequenos, podem aumentar a probabilidade de que se desenvolvam irritações e alergia aos produtos.

COMO EVITAR IRRITAÇÕES

O modo mais fácil de evitar efeitos adversos do uso de produtos químicos em manicure é impedir que os mesmos tenham contato com a pele:

  • Utilize um pincel fino, de formato apropriado à aplicação desejada;
  • Remova o excesso de produto do pincel antes de aplicar;
  • Não deixe o produto escorrer para os cantos da unha;
  • Proteja a pele com hidratantes hipoalergênicos;
  • Ao esculpir unhas de gel, faça camadas finas e leve imediatamente à cabine;
  • Não aplique químicos sobre a unha se a pele ao redor estiver ressecada ou ferida;
  • Pinceis e cotonetes devem ter contato somente com a unha, e nunca com a pele ou cutícula ao redor;
  • Considere manter uma distância segura de 0,5 mm dos cantos dos dedos ao aplicar qualquer produto químico, inclusive gel e solventes como acetona.

COMO PROCEDER EM CASO DE IRRITAÇÕES

Se você ou sua cliente desenvolveu algum tipo de irritação ou alergia, isto significa que os produtos não foram aplicados corretamente, pois eles não deveriam ter entrado em contato com a pele. Para casos leves a moderados, hidratantes ou pomadas com corticosteroides (dexametasona, betametasona, etc) podem resolver. Em todos os casos, não faça a automedicação: procure sempre a orientação de um médico ou farmacêutico que irá avaliar a necessidade de remover a extensão ou instituir terapêutica apropriada.

GARANTIA DOS PRODUTOS

A confecção de extensões de unhas nas técnicas mais comuns, como gel e acrílicas, exige a utilização de solventes e outros produtos químicos que podem causar irritação ou alergia em pessoas sensíveis. Os produtos comercializados neste site estão no mercado mundial há muitos anos, tendo se mostrado plenamente seguros e eficazes quando utilizados corretamente. A ocorrência de reações ou baixa eficácia dos produtos, embora muito rara, está diretamente relacionada ao uso incorreto do(s) produto(s) e reduzida tolerância individual à agressão química.

Qual a diferença da unha de gel, de acrigel e de porcelana?

São todas técnicas de alongamento de unhas, o que diferencia uma da outra é o material utilizado. A unha de porcelana é mais antiga e conhecida aqui no Brasil. Nessa técnica se usa um líquido e um pó acrílico, o que faz com que a unha fique um pouco “arenosa” e áspera. Mas se a profissional for cuidadosa, consegue fazer uma unha fina e delicada, ideal para usar com esmalte por cima.
Já a Unha de Gel é uma técnica mais moderna que usa de um gel para modelar a unha, que seca em uma cabine de luz ultra violeta. Permite um acabamento mais bonito pois o gel é um material fino e quase transparente. O resultado é uma unha mais lisa e natural, ideal para usar sem esmaltes.
A unha de Acrigel é um tipo de Unha de Gel, onde se usa uma camada de pó acrílico da porcelana entre as camadas de gel, o que ajuda a dar mais resistência à unha.


Quais são os benefícios da unha em gel?

O principal benefício é a possibilidade de alongamento da unha, mas com um diferencial de resultar em uma unha com aspecto natural. É ótimo para quem rói as unhas ou tem unhas fracas que quebram antes de ficar no tamanho desejado. É prático para quem quebra uma unha e não deseja cortar as demais, pois pode se aplicar apenas na unha quebrada. O gel ainda pode ser utilizado sobre as unhas, sem fazer alongamento, pra quem já tem unhas compridas, a fim de proteger as unhas do atrito do dia a dia e evitar que quebrem facilmente. O esmalte dura muita mais em cima do gel, em média uns 20 dias.
a vantagem é a possibilidade de fazer a francesinha com gel branco, entre as camadas de gel, onde essa vai durar até a data da manutenção, sem descascar nas pontas como o esmalte faz. Mesmo esmaltando, após retirar com removedor, a francesinha estará em baixo intacta. Ou seja, unhas lindas sempre.

Existe alguma contra-indicação para alongar as unhas?

Nunca se deve aplicar Unhas de Gel ou qualquer tipo de unhas postiças sobre unhas afetadas por micoses, pois se cria um ambiente favorável para a proliferação dos fungos podendo até levar à queda da unha.
Para quem toma medicamentos como anti-depressivos ou quaisquer que faça liberar toxinas e gorduras através das unhas, não é contra indicado, mas podem durar menos tempo, descolando com facilidade.


Com a unha em gel posso, por exemplo, trocar de esmalte todo dia se eu quiser ou só posso mexer na unha (trocar esmalte ou fazer nail art) com a profissional que fez o trabalho? Uso removedor de esmalte ou tem algum produto especial para isso?

Poderá trocar de esmalte sempre que desejar, e se tiver acostumada a retirar ou empurrar as cutículas, também não precisa ser com a profissional que aplicou o gel.
Devemos tomar um certo cuidado com esmaltes vermelhos, que geralmente podem manchar o gel, pois são muito pigmentados. Nesse caso, vai uma dica, aplico sempre uma camada de esmalte com brilho, por exemplo o Lua da Impalla, por baixo e depois a cor vermelha desejada, na maioria dos casos ajuda e não influencia na cor. Para as demais cores, mesmo tons escuros, uma camada de base já é suficiente.
removedor de esmalte sem acetona sempre. Além de menos prejudicial à saúde das unhas, há algumas marcas de gel que são retiradas com acetona, por isso o removedor é melhor.


É preciso tomar algum cuidado especial no dia a dia para não estragar a unha?

é necessário cuidar como se fossem naturais. São coisas simples que ajudam as unhas a durarem mais: evitar bater as unhas em objetos, evitar usar as unhas como ferramentas (para abrir latas, por exemplo), usar luvas quando for mexer em produtos químicos em casa (como água sanitária) e o mais importante, nunca colocar as unhas na boca!! A acidez da saliva pode fazer com que o gel solte na beiradas facilitando a queda. Além disso, para quem rói as unhas, pode cair na tentação de morder pedacinhos do gel até retirar toda a unha.

O processo enfraquece a unha de alguma forma?

MO gel é um cosmético desenvolvido para ser aplicado sobre as unhas e nela ficar por muito tempo
O gel não deve enfraquecer ou fortalecer as unhas, quando elas crescem, continuam a ser fortes ou fracas como eram. Quando o gel é retirado, pode-se perceber apenas sobre a região onde estava aplicado, que as unhas podem estar um pouco mais finas, devido ao processo de nivelamento da extensão onde as unhas são lixadas. A profissional deve ter o cuidado de lixar apenas superficialmente, mas já vi casos de unhas perfuradas de tanto lixar, por isso, a importância de escolher uma boa profissional para aplicar.

E se eu enjoar da unha? Como faço para remover?

Somente a profissional está apta a retirar as unhas de gel com o cuidado necessário. Algumas marcas de gel são removidas com acetona, outras com um produto da marca e algumas não saem com nenhum produto, apenas lixando.
Retirar as unhas em casa, pode prejudicar e enfraquecer as unhas naturais, pois ao arrancar o gel, camadas superficiais das unhas também podem ser acidentalmente retiradas.